quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Normas W3C

Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.
CSS3 é a mais nova versão das famosas Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS), onde se define estilos para páginas web com efeitos de transição, imagem, e outros, que dão um estilo novo às páginas Web 2.0 em todos os aspectos de design do layout.
Mathematical Markup Language(Linguagem de Marcação Matemática) (MathML) é uma aplicação do XML para representar símbolos e formulas matemáticas, apontada na integração dela em documentos World Wide Web. Ela é uma recomendação do grupo de trabalho matemático do W3C.[1]
A especificação da versão 1.01 do formato foi distribuido em Julho de 1999 e a versão 2.0 apareceu em Fevereiro de 2001. Em Outubro de 2003, a segunda edição do MathML Versão 2.0 foi publicada como uma distribuição final pelo grupo de trabalho matemático do W3C. A versão 3.0 foi lançada em 21 de outubro de 2010, como uma revisão da versão 2.0 lançada 7 anos antes.[2]
PNG (Portable Network Graphics, também conhecido como PNG's Not GIF[1]) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.
Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.
SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa. Foi criado pela World Wide Web Consortium, responsável pela definição de outros padrões, como o HTML e o XHTML.
XForms é a linguagem proposta pela W3C para substituir o atual formato de formulário HTML. Ela provê funcionalidades como validação de campos e integração com serviços web como XML-RPC e SOAP além de ser independente de dispositivos.
XFrames é uma aplicação de XML que está a ser desenvolvida pela W3C para permitir a combinação de múltiplos documentos. Tem como objectivo a substituição das molduras HTML.
XML Information Set (XML Infoset) é uma especificação W3C que descreve um modelo de dados abstrato de um documento XML em termos de um conjunto de itens de informação. As definições na especificação XML Information Set se destinam a serem utilizadas em outras especificações que necessitam referir-se às informações em um documento XML bem formatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário